Com aumento de imposto, Rússia sinaliza que guerra vai seguir 'custe o que custar'; veja análise
Ministério de Finanças sugere elevação do IVA para cobrir despesas do conflito armado; entenda
Conexão Record News|Do R7
Vladimir Putin sugeriu aumentar alguns impostos para cobrir os gastos militares aplicados no conflito armado. Segundo o líder russo, a proposta se baseia nas ações semelhantes dos Estados Unidos, que aumentaram as taxas sobre as pessoas ricas durante as guerras do Vietnã e Coreia.
A proposta teria surgido após uma declaração de Donald Trump, afirmando que a Rússia estaria passando por problemas econômicos devido às sanções ocidentais. Se aprovada, a taxa passará de 20% a 22%.
“Há uma resiliência por parte da Rússia, entretanto a guerra requer dinheiro. Quando há essa proposta de aumento do IVA — o imposto sobre o valor agregado — do ponto de vista político, mostra que o Kremlin está disposto a impor, inclusive, sacrifícios maiores à população para manter a ofensiva, entretanto, destaco aqui que há alguns riscos como a insatisfação pública, o desgaste político, a pressão sobre as empresas e sobre o comércio. Por outro lado, geopoliticamente serve como uma resposta indireta às críticas, no sentido de que ‘nós vamos continuar, custe o que custar’”, explica o professor Kleber Galerani, em entrevista para o Conexão Record News.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



