Entenda a divergência entre o chefe do Exército de Israel e Netanyahu sobre a expansão em Gaza
Ministro de Defesa israelense disse que comandante tem o direito de expressar suas opiniões, mas terá que obedecer a decisão do governo
Conexão Record News|Do R7
Com as últimas atualizações sobre o posicionamento de Israel em tomar o controle total da Faixa de Gaza, o comandante do Estado-Maior do país, Eyal Zamir, se colocou contrário à decisão, rejeitando o plano de expansão com alegações de que, caso haja a tomada da área palestina, poderá haver consequências para suas tropas e até causar danos aos reféns que ainda são mantidos pelo grupo terrorista Hamas.
O Ministro de Defesa, Israel Katz, respondeu ao comandante em uma declaração pública, expondo seu respeito ao posicionamento do militar, mas ressaltando que as forças armadas executarão as decisões governamentais sobre Gaza.
Já o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, reafirmou que a região não pode mais representar uma ameça a Israel e que a derrota do inimigo com a libertação dos reféns é fundamental.
Em entrevista para o Conexão Record News desta quarta (6), o professor de relações internacionais Vitelio Brustolin explicou que as informações sobre as opiniões contrárias entre o chefe de Estado-Maior e o governo israelense não deveriam ter sido vazadas a público porque demonstram um conflito interno.
“O Eyal Zamir está dizendo para Netanyahu que o Exército não quer ocupar a Faixa de Gaza. E esse general está dizendo que é uma armadilha para as forças israelenses, que segundo ele já controlam uns 75% da Faixa de Gaza, mas que se o Exército entrar na Faixa de Gaza e levar colonos para aquela área, serão feitos atentados sem fim, atentados terroristas; esses atentados vão vitimar também os militares, que já estão sobrecarregados”, afirmou o especialista.
Últimas

Conta de luz fica mais cara com adoção da bandeira amarela
Falta de chuvas nesta época do ano derruba os níveis dos reservatórios

Receita Federal lança painel com dados de todas as empresas
Nova plataforma digital permite acesso e comparação de dados fiscais e financeiros

Ataques russos danificam infraestruturas na Ucrânia
Duas pessoas ficaram feridas em Odessa; apartamento ficou destruído e telhado pegou fogo

Alunos podem usar o próprio carro para exame de habilitação em SP
Mudança já é prevista em resolução do Conselho Nacional de Trânsito

Governo começa campanha 'Maio Amarelo 2026' por trânsito mais seguro
Objetivo é conscientizar que participação coletiva é importante para diminuição de acidentes

Emirados Árabes afirmam que não se pode confiar no Irã
Estreito de Ormuz continua em grande parte fechado devido ao bloqueio iraniano

Irã apresenta nova proposta para conversas com o EUA
Versão anterior foi rejeitada pelo presidente norte-americano, Donald Trump

Autoridades dizem que cessar-fogo 'encerrou' hostilidades entre EUA e Irã
Trump tinha até esta sexta-feira (1º) para encerrar conflito ou apresentar argumentos para estendê-lo

Trump avalia reduzir número de tropas dos EUA na Alemanha
Nesta semana, presidente e chanceler alemão trocaram críticas sobre guerra no Irã

Preços do petróleo disparam para nível mais alto desde 2022
Cotação global da commodity sobe mais de 12% por causa do conflito no Oriente Médio

Banco Central dos EUA mantém taxas de juros entre 3,5% e 3,75%
Situação é parecida na Europa, onde inflação saltou para 3% este mês, acima da meta prevista

EUA estimam gasto equivalente a R$ 125 bilhões na guerra
Secretário de Defesa defendeu gastos e afirmou que operação no Oriente Médio tem sido eficaz

PRF inicia operação de feriado nas rodovias federais de SP
Ações incluem reforço em trechos críticos para preservar a segurança

Irã promete resposta 'longa e dolorosa' contra os EUA
Trump tenta pressionar países aliados por ajuda, enquanto considera retomar bombardeios

Setor produtivo cobra cortes maiores da Selic
Taxa básica de juros tem efeitos negativos sobre investimentos, consumo e renda



