Logo R7.com
RecordPlus

EUA exibem o sistema de mísseis Typhon no Japão e irritam China e Rússia

Exibição faz parte dos exercícios militares conjuntos entre americanos e japoneses; professor ressalta que Japão está 'se armando muito mais'

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

Os Estados Unidos exibiram, pela primeira vez, o sistema de mísseis de alcance intermediário conhecido como Typhon em uma base no oeste do Japão. Capaz de alcançar a costa leste da China e partes da Rússia, o armamento foi apresentado a fim de promover exercícios anuais conjuntos na região.

Tal ação atraiu duras criticas da Rússia e da China, que chegaram a acusar o governo norte-americano de alimentar uma corrida armamentista.

Em entrevista para o Conexão Record News, o professor de relações internacionais Vitelio Brustolin afirmou que os países próximos de China, Coreia do Norte e Rússia passaram a armar suas defesas com maior rigor. Para ele, taias ações demonstram um acirramento de demonstração de força no exterior.

“O Japão é um país que tinha colocado na sua Constituição a preferência pelo desarmamento e pela defesa, mas começou a ser provocado por testes de mísseis da Coreia do Norte, que é um regime alimentado pela China, então, nesse momento, o Japão se arma muito mais [...] A questão é que isso não agrada nem a Rússia, nem a China, nem a Coreia do Norte, mas não é só o Japão que está se armando na região”, finaliza o especialista.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.