Globo de Ouro de Fernanda Torres mostra o cinema nacional para o mundo, analisa professor
Repercussão de Ainda Estou Aqui dá ao grande público uma noção do impacto cultural do audiovisual brasileiro; vitória de Torres acende esperança de Oscar
Conexão Record News|Do R7
Fernanda Torres fez história e se tornou a primeira atriz brasileira premiada com um Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama por seu papel em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Para falar do impacto do prêmio e da repercussão do filme, o Conexão Record News entrevistou Dario Mesquita, professor da pós-graduação em produção de conteúdo da UFSCAR, que citou a reformulação do Globo de Ouro e a mudança no perfil dos premiados após uma série de críticas. “Deu para identificar uma certa diversidade e valorização dessa produção mais internacional. A Torres ganhou por merecimento próprio, foi um papel muito bom que ela executou interpretando a Eunice Paiva”, destacou.
A premiação deste domingo (5) serve como termômetro para o Oscar, o mais tradicional prêmio do cinema mundial, que divulgará seus indicados no próximo dia 17. “Agora vai ter todo um trabalho de campanha, porque não é apenas a questão de ser um filme bom, que é o caso do Ainda Estou Aqui. Também tem todo um trabalho de produção para que o filme tenha visibilidade. [...] Ainda Estou Aqui tem boas chances de ter uma repercussão nessas premiações grandes, e isso acaba valorizando muito a questão do cinema nacional porque são ótimas maneiras de o grande público ter uma percepção clara do tipo de impacto cultural dessas obras”, ressaltou Mesquita.
Últimas