Israel e grupo terrorista Hamas chegam a acordo de cessar-fogo, diz agência
Grupo terrorista aceitou uma trégua na Faixa de Gaza nesta quarta-feira (15); segundo fontes, acordo deve ser assinado na quinta-feira (16)
Conexão Record News|Do R7
O grupo terrorista Hamas aprovou o acordo de cessar-fogo na Faixa Gaza nesta quarta-feira (15), segundo fontes palestinas. A informação, que foi confirmada pelas agências AFP e Reuters, pode colocar fim no conflito que acontece desde 7 de outubro de 2023.
Informações do exército de Israel confirmaram à Record que o acordo foi aprovado e que será assinado na quinta-feira (16). Autoridades em Jerusalém disseram que uma declaração conjunta é esperada para logo depois, segundo o site de notícias israelense Walla News.
O que diz o acordo
O acordo teria três fases, segundo a AP, que informou que teve acesso a uma cópia do documento.
A primeira etapa começaria com a libertação gradual de 33 reféns tomados pelo Hamas, incluindo mulheres, crianças, idosos e civis feridos, em troca de centenas de mulheres e crianças palestinas presas por Israel.
Entre os 33 reféns do Hamas, estariam cinco soldados israelenses. Cada um deles seria libertado em troca de 50 prisioneiros palestinos, incluindo 30 terroristas condenados que cumprem penas de prisão perpétua.
Durante a primeira etapa, que duraria seis semanas, as forças israelenses se retirariam dos centros populacionais, os palestinos seriam autorizados a retornar para suas casas no norte de Gaza e haveria um aumento na ajuda humanitária.
Na segunda fase, o Hamas libertaria os reféns vivos restantes, principalmente soldados, em troca de mais prisioneiros e da “retirada completa” das forças israelenses de Gaza, segundo a cópia do acordo obtida, informou a AP.
O grupo terrorista disse que não libertará os reféns restantes antes do fim da guerra e de uma retirada completa de Israel. Por outro lado, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu prometeu retomar esses combates até que as capacidades militares e governamentais do Hamas fossem eliminadas.
Um oficial israelense disse à agência de notícias que “negociações detalhadas” sobre a segunda fase começarão durante a primeira etapa. Ele informou que Israel não deixaria a Faixa de Gaza até que todos os reféns tivessem retornado para o país.
Em uma terceira fase, os corpos dos reféns restantes seriam devolvidos em troca de um plano de reconstrução de Gaza que seria executado em um período de três a cinco anos sob supervisão internacional.
O acordo foi elaborado a partir de uma estrutura definida pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e endossado pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).
Por que o conflito começou
Na madrugada de 7 de outubro de 2023, integrantes do Hamas bombardearam Israel em um ataque surpresa. 1.200 pessoas foram mortas e outras 250, sequestradas, no que foi considerado o maior golpe sofrido pelo país na história.
O Hamas disse que aquela era uma grande operação para a retomada do território -- o conflito é sobre a divisão da região entre judeus e árabes.
No mesmo dia, Benjamin Netanyahu, disse que o país havia entrado em estado de guerra. Em seguida, Israel iniciou uma invasão na Faixa de Gaza com ataques por terra e ar.
Ao menos 46 mil pessoas morreram desde então, mais da metade delas mulheres e crianças, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, que é controlado pelo Hamas e não informa quantos dos mortos eram combatentes.
Últimas

Reforma da Previdência traz regras automáticas de transição
Pontuação para aposentadoria por tempo de contribuição e por idade teve alterações

Filha de Kim Jong-un reacende especulações de sucessão do governo norte-coreano
Kim Jun-ae apareceu ao lado do pai durante visita pública a mausoléu da família

Maduro diz estar pronto para dialogar com Trump
Venezuelano considerou acordos sobre petróleo, migração e luta contra o tráfico de drogas

Começam hoje as novas regras para financiamento de imóveis
Teto vai variar entre R$ 255 mil e R$ 270 mil; medida amplia acesso para famílias de baixa renda

Rússia entrega aos Estados Unidos possível prova de ataque ucraniano
Segundo Moscou, Kiev lançou drones de longo alcance contra residência presidencial

Kim Jong-un reforça aliança com Rússia em mensagem de fim de ano
Líder norte-coreano elogiou soldados que lutam em terra estrangeira pela 'honra da nação'

Rússia vai endurecer postura nas negociações com Ucrânia
Governo afirmou que suposto ataque de Kiev visa colapsar processo para acordo de paz

China vai cercar Taiwan em treinamento de guerra real com simulação de ataques
Medida foi classificada pelo governo chinês como 'aviso sério aos separatistas'

Reforma tributária deve afetar preço dos imóveis
Alto padrão pode ter aumento de carga, enquanto populares serão beneficiados

Ex-presidente Jair Bolsonaro passa por nova cirurgia
Procedimento consiste em aplicar anestésico no nervo que controla o diafragma

EUA vão reforçar presença militar perto da Venezuela
Estratégia é fortalecer bloqueio a petroleiros considerados clandestinos na costa do país

Putin indica que pode trocar territórios em acordo
Segundo jornal russo, presidente abordou assunto durante reunião com empresários

Ataques russos matam duas pessoas na Ucrânia
Segundo jornal russo, presidente abordou assunto durante reunião com empresários

Turquia prende 115 suspeitos de planejar ataques
Prisões foram realizadas em Istambul; polícia apreendeu armas, munições e documentos

Zelensky deve se reunir com Donald Trump no domingo (28)
Lier Ferreira explica caminhos para o fim da Guerra da Ucrânia



