Não é só Israel que tem medo das armas nucleares do Irã; entenda
Parlamento de Teerã votou hoje (16) moção para remover país de compromisso internacional dedicado a prevenir novas guerras atômicas
Conexão Record News|Do R7
"Israel não vai tolerar que o Irã tenha armas nucleares”, de acordo com Vitelio Brustolin, professor de relações internacionais. Para o especialista, Tel Aviv tem receio de que o país vizinho se arme com ogivas desse tipo, pois o Irã abertamente declara que deseja destruir Israel.
Em conversa com o Conexão Record News desta segunda-feira (16), Brustolin comenta que a possível saída dos iranianos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares é uma afronta aos interesses de países da região. “Ninguém na região tem interesse que o Irã tenha armamentos desse porte, nem a Arábia Saudita, nem a Turquia”, afirma o professor.
O parlamento iraniano vota hoje (16) um projeto que visa remover o país árabe do acordo da ONU (Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares) de 1970. O acordo restringia o refino de urânio apenas para usos civis, como a produção de energia. Segundo a mídia estatal do país, as tratativas para a saída continuam em estágios iniciais. Fontes do governo indicam que a situação recente com Israel tem moldado esta decisão.
Últimas



