O que é a Convenção de Ottawa e por que Zelensky quer retirar a Ucrânia do tratado
"Cálculo estratégico, prejuízo humanitário", avalia o especialista Vladimir Feijó; assista à análise
Conexão Record News|Do R7
Volodymyr Zelensky afirmou que assinou um decreto para tirar o país da Convenção de Ottawa, que proíbe a produção e uso de minas antipessoal. Segundo o presidente ucraniano, a Rússia nunca foi parte do tratado e está usando esse tipo de arma na guerra com o "máximo de cinismo".
A aprovação parlamentar ainda é necessária para ratificar a decisão. A Ucrânia assinou em 2005 a convenção que pretende eliminar totalmente o uso de minas terrestres antipessoal. Outros países que fazem fronteira com a Rússia também manifestaram o interesse de sair do tratado.
“Os países que nunca assinaram [a Convenção de Ottawa], ou que a estão abandonando, imaginam que é um cálculo estratégico apesar do prejuízo humanitário”, afirma Vladimir Feijó, analista internacional e professor na UniArnaldo, em conversa com o Conexão Record News nesta segunda-feira (30). O professor explica que a finalidade deste equipamento é evitar um avanço rápido de uma força de ocupação, mas que para funcionar completamente é necessário colocar muitas minas próximas uma das outras, criando um problema para os civis que vivem na região.
Últimas



