Logo R7.com
RecordPlus

Poderio econômico da Índia pode influenciar conflito no Leste Europeu; entenda

Ucrânia encontrou componentes indianos em drones russos; Medvedev culpa Otan por fim de acordo nuclear

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

O vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, culpou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) pelo fim de um acordo que proibia a instalação de mísseis nucleares de médio e curto alcance, assinado em 1987 por Estados Unidos e União Soviética.

O governo russo acusou os americanos de instalarem armamentos semelhantes na Europa e na região Ásia-Pacífico. Os Estados Unidos se retiraram do acordo em 2019, acusando a Rússia de descumprir o pacto. Desde então, Moscou afirmou que não implantaria as armas, desde que Washington também não o fizesse.

E segundo o chefe de gabinete da presidência ucraniana, foram encontrados componentes indianos em drones russos usados em ataques recentes contra a Ucrânia. A autoridade afirmou que os equipamentos estavam envolvidos em ataques nas linhas de frente e contra civis, e que é necessário privar os russos da oportunidade de receber componentes de outros países.

Em entrevista ao Conexão Record News, o professor de relações internacionais Felipe Vidal afirma que isso demonstra algum tipo de participação também tecnológica da Índia no fomento a armamentos russos. “A Índia pode hoje recuar, pode fingir que nada está acontecendo, mas ela pode dobrar a aposta também. A Índia tem essa opção pelo poder econômico do país”, diz.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.