Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Saiba como não cometer erros na declaração do Imposto de Renda

Receita Federal deve divulgar, nesta quarta (12), as regras para o IRPF, que deve ocorrer entre 17 de março e 30 de maio

Conexão Record News|Do R7

A Receita Federal vai divulgar nesta quarta-feira (12) as regras do Imposto de Renda de 2025, com as datas, estipuladas entre 17 de março e 30 de maio. Quem perder o prazo, fica sujeito a pagar multa. Para este ano, devem ser obrigados a fazer a declaração quem recebeu mais de R$ 33.704 em 2024. 


Em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (10), o economista Igor Lucena dá dicas para que o contribuinte não cometa erros na hora de fazer a declaração. Ele explica que um recurso para se dar atenção é a função de pré-preenchimento, que pode sofrer com a falta ou divergência de dados. O economista afirma que algumas informações são suscetíveis a erros e podem fazer com que a pessoa vá para a malha fina, como em casos de recebimento de aluguéis e conta digitais em dólar e euro — que são difíceis de fazer o rastreio.

“80% ou mais dos brasileiros que têm produtos e serviços financeiros, ou têm suas receitas declaradas pelos seus empregadores ou por suas empresas, já recebem o sistema pré-preenchido”, explica Lucena. Ele ainda lembra que há outro fator de preocupação: a não declaração do IR por três anos pode levar à inativação do CPF, que pode causar o bloqueio do PIX.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.