Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Conflito no Oriente Médio pode escalar após ofensiva iraniana? Entenda

Base Al-Udeid, alvo da retaliação do país, é extremamente importante para a presença norte-americana no Catar e em toda a região

Hora News|Do R7

  • Google News

A base Al-Udeid, alvo dos ataques iranianos em retaliação à ofensiva dos Estados Unidos contra instalações nucleares do país, é local importante para a presença norte-americana no Oriente Médio. É o que explica Gunther Rudzit, professor de relações internacionais da ESPM e especialista em análise de guerras, em entrevista ao Hora News desta segunda-feira (23).

Rudzit explica que a base é utilizada pelos Estados Unidos desde que o país retirou sua base militar da Arábia Saudita, após pressão da população local. O Catar, localizado no Golfo Pérsico, tem posicionamento estratégico para atender os interesses norte-americanos na região. 


“Ela é central não só pela quantidade de equipamentos, principalmente caças que lá estão, mas por todos os links de inteligência situacional que uma guerra moderna exige”, explica o professor.

O especialista ressalta que o sucesso na defesa dos mísseis por parte do Catar evitou consequências maiores e indicam que o conflito não deve ter uma escalada maior. “Uma quantidade pequena, dez mísseis, com aviso antes, o que proporcionou a derrubada de todos, faz com o presidente Trump não tenha que escalar essa guerra”, completa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.