COP30 será o 'momento de os líderes provarem a seriedade de seu compromisso com o planeta', diz Lula
Em discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente destacou a importância da conferência em Belém
Hora News|Do R7
Em discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, na manhã desta terça-feira (23), em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a COP30, em Belém, será uma oportunidade para que chefes governamentais demonstrem compromisso real com a sustentabilidade.
“Bombas e armas nucleares não vão nos proteger da crise climática. O ano de 2024 foi o mais quente já registrado. A COP30 em Belém, no Brasil, será a COP da verdade. Será o momento de os líderes mundiais provarem a seriedade de seu compromisso com o planeta”, declarou Lula.
80ª Assembleia Geral da ONU
Comemorando os 80 anos de sua fundação, a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), reúne os líderes mundiais de 193 países durante os dias 23 e 29 de setembro em Nova York, nos Estados Unidos. O encontro serve de palco para discussões e encontros paralelos no âmbito global, principalmente em um momento que o mundo sofre com conflitos como a guerra na Faixa de Gaza e na Ucrânia.
Durante seu discurso, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu pautas globais com o combate à pobreza e à fome, além de mencionar os esforços sustentáveis e a COP30, que acontece em novembro no país. O chefe do Executivo aproveitou para defender a soberania e democracia do país, mencionando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e as interferências americanas por meio de sanções e tarifas, afirmando o Brasil seguirá “como nação independente e como povo livre de qualquer tipo de tutela”.
Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou sobre os feitos de seu mandato e os esforços do país no encerramento dos conflitos mundiais, criticando a falta de ação da ONU perante essas guerras. Outro ponto que surpreendeu no discurso de Trump foi o comentário de um encontro com o presidente brasileiro. Segundo ele, os dois se abraçaram ao se encontrarem e concordaram em ter um encontro na próxima semana.
Últimas

Conheça Toalá Antonia, empreendedora participante do 'Elevator Pitch Brasil'
Empresa da paulista foca em produtos feitos com tecidos africanos

Parque Nacional de Itatiaia registra a menor temperatura do ano
Na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, o frio foi tão intenso que um lago congelou

Voluntários buscam corpos de familiares após terremoto
Venezuelano rasteja por escombros na esperança de encontrar entes queridos

Conheça Tauan Souza, empreendedor participante do 'Elevator Pitch Brasil'
Empresa do paulista incentiva a formação de novos programadores nas comunidades

Chuvas torrenciais causam estragos em cidades russas
Pelo menos 18 municípios sofrem com as tempestades; moradores foram levados para abrigos

Pacientes estão usando inteligência artificial junto com terapias
Associação Americana de Psicologia divulgou os dados de sua pesquisa sobre chatbots e saúde mental

Canetas emagrecedoras ilegais entram no mercado brasileiro
Especialista alerta sobre o uso de substâncias que ainda estão em fase de teste

Conheça Tamaris Nascimento, empreendedora participante do 'Elevator Pitch Brasil'
Após passar 12 anos nas ruas, a participante mudou de vida após abrir o próprio negócio

Conheça Sam Adam, empreendedor participante do 'Elevator Pitch Brasil'
Empresa de Adam desenvolveu um aplicativo para a educação financeira de jovens e adolescentes

Caminhoneiros entram em greve nos principais portos
Categoria exige a votação do piso mínimo do frete, que pode perder a validade nesta semana

Conheça Rennan Gonçalves, empreendedor participante do Elevator Pitch Brasil
O competidor fundou a Maloca Games, um estúdio de jogos que incorpora elementos de histórias ancestrais aos próprios títulos

Relatório de segurança aponta que 213 barragens estão em situação crítica
Em 2025, foram registrados 18 acidentes e 23 incidentes com barragens no país

Amazônia tem menor índice de desmatamento para o 1° semestre em uma década
Dados são do sistema de detecção de desmatamento em tempo real do Inpe

Estrutura de antiga fábrica desaba após incêndio de grandes proporções na República Tcheca
Operação para conter as chamas mobilizou 30 viaturas, um helicóptero e 300 bombeiros

Incêndio destrói fábrica de sapatos e deixa ao menos 28 mortos na China
Materiais altamente inflamáveis usados na fabricação teriam acelerado propagação das chamas



