Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Meningite: expansão da vacina ACWY para crianças de 12 meses é muito positiva, diz especialista

Imunizante protege contra os sorotipos A, C, W e Y do meningococo, a bactéria causadora da doença

Hora News|Do R7

  • Google News

Começou a valer nesta terça-feira (1º) uma mudança na vacinação contra a meningite. A partir de agora, crianças de 12 meses que tomarem a dose de reforço pelo SUS passarão a receber a vacina meningocócica ACWY. Ela protege contra os sorotipos A, C, W e Y do meningococo, a bactéria causadora da doença.

Antes, essa dose de reforço era feita somente com o imunizante do tipo C. Segundo o Ministério da Saúde, a criança que perder a aplicação no período recomendado, pode receber o reforço até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Em 2025, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados da doença, sendo 1.731 de meningite bacteriana.

“A vacina já estava incorporada com os nossos adolescentes, de 11 a 14 anos, então a expansão na dose de reforço para as crianças de 12 meses é uma ampliação da proteção contra outros sorogrupos, o que é um dado muito positivo para nossas crianças”, afirma Mônica Levi, presidente da sociedade brasileira de imunizações, em conversa com a RECORD NEWS nesta quarta-feira (2). Segundo Mônica, a doença teve uma redução no número de casos, mas mesmo assim é muito grave, tendo uma taxa de mortalidade entre 20 a 24%.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.