Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Onça-preta é registrada pela primeira vez no Cerrado; veja imagens

Animal é mutação genética da onça-pintada, espécie ameaçada de extinção

Hora News|Do R7

  • Google News

Uma onça-preta foi vista pela primeira vez na Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante (GO), no bioma do Cerrado. Os registros foram feitos em março, abril e maio deste ano através de armadilhas fotográficas. O animal é uma mutação genética da onça-pintada e também é conhecido como onça-melânica.

Em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (14), André Zechin, gerente de reservas da Fundação Grupo Boticário — responsável pela reserva na qual a onça foi encontrada — explica por que a aparição é raríssima. 


“Além de ser uma espécie ameaçada à extinção, apenas 10% dessa espécie apresenta a característica de mutação genética, ou seja, uma pelagem mais escura. E é um animal predador de topo de cadeia. Portanto, para ele ocorrer nesse ambiente, ele precisa de ambientes bem protegidos e bem manejados”, diz.

Zechin explica que a principal ameaça ao animal é a caça, junto do desmatamento do Cerrado. “Como [a onça-pintada] é um animal topo de cadeia, ele é dependente de uma série de critérios que são um ambiente bem conservado, bem protegido, ele pode trazer”, explica.

O representante da Fundação Grupo Boticário ainda explica que a presença da onça-pintada é mais comum nos biomas da Amazônia e do Pantanal, mas há registros em menores proporções no Cerrado e na Mata Atlântica.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.