Assista à conclusão do voto de Fux para absolver Jair Bolsonaro de todos os crimes
Ministro já havia votado pela absolvição de Almir Garnier e pela condenação de Mauro Cid por abolição do Estado Democrático de Direito
News das 19h|Do R7
Por volta das 17h desta quarta (10), no quarto dia de julgamento, o ministro Luiz Fux começou a analisar as acusações contra os oito réus da trama golpista.
O primeiro analisado foi Mauro Cid. Fux votou para condená-lo apenas por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Dessa forma, o STF (Supremo Tribunal Federal) já tem maioria para condená-lo por esse crime. Em seguida, Fux absolveu o almirante Almir Garnier.
O terceiro analisado foi Jair Bolsonaro. Durante cerca de duas horas, Fux analisou os cinco crimes atribuídos pela PGR ao ex-presidente e o absolveu por todos eles.
"Todos esses elementos conduzem à inescapável conclusão de que não há provas suficientes para imputar ao réu Jair Messias Bolsonaro os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de
Estado, dano qualificado pela violência grave da ameaça contra o patrimônio da União e considerável prejuízo para vítima e deterioração de patrimônio tombado. Resta então a imputação do delito de organização criminosa, com relação ao qual eu já esclareci nas premissas teóricas que a existência de um suposto plano criminoso não basta para sua caracterização", disse.
Julgamento da trama golpista
Na manhã desta quarta-feira (10), a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retomou o 4º dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus pela suposta tentativa de golpe de Estado.
Após a argumentação da PGR (Procuradoria-Geral da República) e a apresentação das sustentações orais das defesas nas duas primeiras sessões, os ministros realizam a leitura dos votos para avaliar o mérito da questão e decidir se haverá condenação, além de definir as penas.
O primeiro a se manifestar foi o relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, que votou a favor da condenação do grupo. Na sequência, o ministro Flávio Dino concordou com a condenação, mas fez uma ressalva quanto às penas proporcionais dos réus Alexandre Ramagem, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, pelo fato de eles terem menor participação na trama golpista.
Faltam os votos, na respectiva ordem, de Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A decisão será tomada por maioria simples de três votos, mas a defesa ainda pode recorrer dentro do próprio STF e atrasar a decisão final.
Além do ex-presidente, respondem pelos ataques à democracia o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; o deputado federal e ex-diretor-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno; e o general Walter Braga Netto.
A PGR imputou cinco crimes aos reús, sendo elas: organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Últimas

Investigado é agredido por promotor durante audiência
Ministério Público do Mato Grosso do Sul informou que o caso está sendo apurado

Motorista é atropelado pela própria van durante entrega
Suspeita é que houve falha nos freios do veículo; vítima ficou em estado grave

Maristela Basso analisa decisão dos EUA sobre PCC e CV
País vai designar facções criminosas brasileiras como organizações terroristas internacionais

EUA vão classificar PCC e Comando Vermelho como terroristas
Departamento de Estado afirmou que facções orquestram 'ataques brutais'

Homem é preso após atirar em atendente de mercado
Funcionária tentava tirar a arma do suspeito; bala atingiu braço da vítima

CNJ lança app que amplia busca ativa na adoção
Ferramenta A.dot facilita contato de jovens com famílias interessadas

Regra que amplia fiscalização sobre saúde mental no trabalho entra em vigor
Brasil registrou ao menos 546 mil afastamentos por transtornos mentais em 2025

Assalto a farmácia em São Paulo é frustrado pela polícia
Funcionários e clientes foram rendidos durante ação; suspeitos foram presos e todos os itens devolvidos

Poluição de São Paulo aumenta risco de problemas nos rins
Concentrações de material particulado no ar da cidade ultrapassam limite da OMS

Onça-pintada se diverte com o próprio reflexo, mas assusta moradores de Mandaguari (PR)
Produtores rurais disseram que rebanhos e cavalos foram atacados

Vídeo: peladão agride recepcionistas após ser proibido de fumar em hotel
Homem foi levado à delegacia, não sem antes tentar bater nos policiais

Secretário municipal de cultura de São Paulo visita a RECORD
Totó Parente aproveitou para falar sobre a Virada Cultural 2026, que ocorre nos dias 23 e 24 de maio

Vídeo: ônibus desgovernado destrói muro de casa no interior de SP
Não houve feridos; Defesa Civil interditou o imóvel parcialmente

Motociclista invade contramão e fica bravo após colidir com outra moto; veja
Todos os envolvidos no acidente saíram ilesos

Carro em alta velocidade capota e atinge oficina mecânica
Motorista e passageiro foram socorridos; eles estavam alcoolizados e sem cinto


