‘Beleza da criança está na essência, não precisa de retoques’, diz pediatra sobre uso de cosméticos
Novas orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam evitar produtos como maquiagem, coloração e unhas em gel
News das 19h|Do R7
A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou, nesta terça-feira (22), novas orientações para o uso de cosméticos em crianças e adolescentes. Entre as recomendações está procurar evitar produtos como maquiagens, colorações do cabelo, limpezas excessivas de pele e unhas de gel até o jovem crescer.
Mariana Lombardi Novello, pediatra da associação, explica que a pele da criança é mais fina, sensível e absorve mais os cosméticos, pois elas ainda não têm barreiras de proteção totalmente formada. “Quando usados de forma errada ou com ingredientes inadequados, podem causar alergias, irritações, intoxicações e até desequilíbrios hormonais”, adverte.
A médica também chama a atenção para o conceito de cosmético limpo, que, segundo ela, “gera uma falsa sensação de segurança para as famílias”, pois não tem uma definição regulamentada no Brasil e pode conter componentes alergênicos.
Outros alertas apontados por Marina são os riscos de efeitos cumulativos ao longo do tempo, como disfunção hormonal, toxicidade neurológica e até potencial carcinogênico. A preocupação, contudo, se estende para a chamada adultização da infância, que pode impactar o desenvolvimento emocional, autoestima e formação da identidade.
“A beleza da criança está na sua essência, na espontaneidade, na pureza, e não precisa de retoques nem de maquiagem”, ressalta a pediatra. Novello aconselha a ler rótulos, evitar uso de produtos de adultos e respeitar a fase da vida da infância.
Últimas



