Exclusivo: 'É uma revolução tecnológica', diz ministro das Comunicações sobre a TV 3.0; assista
Frederico Siqueira concedeu entrevista exclusiva à RECORD News nesta quarta (27), data em que decreto oficializou a novidade
News das 19h|Do R7
O presidente Lula assinou, nesta quarta-feira (27), um decreto oficializando a TV 3.0, pela qual uma nova geração de sistemas promete melhorar a qualidade de imagem, som e a interatividade do equipamento.
Em entrevista exclusiva para o News das 19h, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, explicou que, a partir do ano de 2026, estará à disposição para toda a população brasileira uma TV mais interativa, aberta e mais acessível; segundo o político, a nova tecnologia dará aos telespectadores a oportunidade de atingir uma maior aproximação aos conteúdos das emissoras.
“Aquele telespectador que está assistindo a um jogo de futebol poderá escolher o lance que quer assistir; os que estão assistindo a um reality show poderão interagir com o programa e com a emissora, votando naquilo que será melhor na sua percepção. Nas novelas, o usuário poderá antecipar os capítulos”, afirma o ministro.
O ministro ainda ressaltou que tanto a TV atual quanto a TV 3.0 irão trabalhar em paralelo nos próximos 15 anos. Para quem quiser usar de imediato o sistema inovador, precisará ter em mãos um conversor a fim de ter o acesso adicional à nova tecnologia.
“A conectividade e a internet serão apenas para os serviços adicionais, mas a qualidade da imagem, do som e a TV 8K já funcionarão”, esclarece.
Em um primeiro momento, o ministro declarou que a estimativa de preço dos conversores é de R$ 350, mas há previsão de redução relacionada à demanda do produto; estima-se que a transição tecnológica completa nas indústrias seja de pelo menos uma década.
"A partir de hoje é que a indústria vai estar se estruturando, como também as emissoras vão estar se adequando à nova realidade das transmissões dessa tecnologia. Então, a gente tem uma expectativa que daqui a um ano a gente inicie essa operação partindo dos principais centros do Brasil. Mas, enquanto isso, a tecnologia atual vai funcionar, a indústria nacional das TVs vai continuar fabricando a tecnologia atual e, a partir do ano que vem, a gente tem uma expectativa que as televisões que chegarão no mercado terão essa opção com essa nova tecnologia", afirma.
Últimas

Assista à entrevista com Gustavo Gayer (PL), candidato ao Senado por Goiás
RECORD NEWS exibiu a sabatina conduzida pelo apresentador Paulo Henrique Santos, da RECORD Goiás

Assista à entrevista com Gustavo Mendanha (PRD), candidato ao Senado por Goiás
RECORD NEWS exibiu a sabatina conduzida pelo apresentador Paulo Henrique Santos, da RECORD Goiás

Assista à entrevista com Gracinha Caiado (União Brasil), candidata ao Senado por Goiás
RECORD NEWS exibiu a sabatina conduzida pelo apresentador Paulo Henrique Santos, da RECORD Goiás

Motociclista gira no ar e cai em pé após colisão no interior de SP; veja
Apesar do susto, o homem não ficou ferido; câmeras de segurança flagraram o momento

Taxa de cesáreas no Brasil é quase seis vezes maior que o recomendado pela OMS
Obstetra destaca riscos da cirurgia e explica casos onde ela precisa ser utilizada

Coletor de recicláveis é flagrado pegando carona em ônibus em avenida de SP
Homem arrastava carga com o corpo durante atitude imprudente

Carro invade loja após batida e mulher 'estaciona' em vaga
Motorista perdeu controle e parou bem entre dois veículos; ninguém ficou ferido

SP: 26º Congresso Nacional do TRT-15 acontece em Campinas (SP)
Edição deste ano integra as comemorações de 40 anos do tribunal

Vídeo: cilindro de gás explode em posto de combustíveis na Grande Natal
Apesar da força do impacto, ninguém ficou ferido

Vacina experimental reduz risco de câncer de pele voltar
Ensaio clínico em fase final mostra que imunizante trata melanoma que já existe

Vídeo: motociclista bate contra carro, sai girando e termina em cima do capô
Imagens foram flagradas no interior de SP; homem não saiu ferido

TRT-15 completa 40 anos com homenagem na Câmara dos Deputados
Corte atende 22 milhões de pessoas e é responsável por 14% das ações trabalhistas

Tambor com óleo explode em oficina e deixa um trabalhador ferido no interior do Ceará
Vítima sofreu queimaduras e, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferida para um hospital; acidente teria sido causado por faísca

Caça F-16 da Turquia cai e explode durante treinamento perto de Istambul
Pilotos conseguiram ejetar e sobreviver; causas ainda não foram digulgadas

Zuckerberg publica manifesto que critica regulamentação de IAs
CEO da Meta afirma que restrições podem comprometer empresas dos EUA no setor



