Médico dá detalhes sobre cirurgia em que homem surdo voltou a escutar no Rio Grande do Sul
Equipe médica de Porto Alegre realizou pela primeira vez na história do estado um procedimento bem-sucedido de implante auditivo de tronco cerebral
News das 19h|Do R7
Uma equipe médica do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), realizou neste ano o primeiro procedimento bem-sucedido de implante auditivo de tronco cerebral da história do Rio Grande do Sul. A cirurgia conseguiu restaurar a audição de um homem diagnosticado com surdez total há 20 anos.
O voluntário Flávio Fidelis, de 51 anos, agora consegue diferenciar alguns ruídos por conta da implantação de eletrodos diretamente na base de seu crânio. Para saber mais sobre o procedimento, o News das 19h conversou nesta terça-feira (1º) com Joel Lavinsky, médico otorrinolaringologista e responsável por esse procedimento inédito no estado.
Segundo Lavinsky, o paciente não poderia passar por outros procedimentos de recuperação auditiva por ter tido tumores nos nervos auditivos em ambos os lados, tendo só como alternativa o implante no tronco cerebral. O médico explica que o procedimento de Fidelis era complicado por conta da série de tumores que ele tinha devido à sua doença, a Neurofibromatose Tipo 2. Os tumores estavam localizados em uma zona nobre com muitas artérias, veias e nervos fundamentais para o funcionamento do corpo, e precisavam ser removidos para então realizar o procedimento de instalação dos eletrodos.
“Se espera claro, e a gente teve a possibilidade de conseguir isso, que o paciente escute sons, diferencie tipos de sons”, comentou o médico. Ele ainda explicou que o procedimento realizado não consegue aumentar a capacidade auditiva como outros procedimentos, pois a estimulação vem de maneira externa e vai diretamente para o cérebro. Veja a entrevista completa.
Últimas

Mulheres escapam de serem levadas por enxurrada em Montes Claros (MG)
Elas estavam em uma moto quando a força da água atingiu o veículo

Homem pede desculpas durante assalto e tenta justificar crime; confira
Polícia Militar reconheceu o suspeito horas depois do ocorrido; ele confessou e foi levado para a delegacia

Brasil registra 1,6 milhão de casos de trabalho infantil
Menos de 1% desse total foi fiscalizado pelo Ministério do Trabalho

Imagens inéditas são liberadas nos arquivos de Jeffrey Epstein
Magnata morreu na prisão em 2019 e foi acusado de uma série de crimes sexuais

Motorista de carro de luxo bate em veículos estacionados e foge; veja vídeo
Não há informações de quem é o condutor ou se há feridos; registro é da zona sul de São Paulo

Famílias desabrigadas pelas inundações na Colômbia cobram auxílio de autoridades
Mais de 31 mil famílias estão desabrigadas após chuvas atípicas que ocorreram em época historicamente marcada pela seca

Criminoso rende alunos e funcionários em academia no Maranhão
Um homem armado assaltou uma academia em Santa Inês, mas ninguém ficou ferido durante a ação

Casos de sarampo crescem 32 vezes nas Américas
México, Canadá e Estados Unidos lideram o ranking de ocorrências da região

Passagem de Rafah é fechada após ataque em Gaza
Investida aérea de Israel no sul resultou na morte de 24 palestinos

Homem furta e abandona caminhão durante fuga; veja vídeo
Ele foi preso, passou por audiência de custódia e recebeu liberdade provisória

Amanda Vasconcelos, esposa do cantor Henrique, é presa nos EUA
Infrações de trânsito e falta de licença válida levaram à prisão em Orlando

Enchentes no Acre afetam população em Rio Branco
Chuva intensa e cheia do rio principal causam inundações na capital acreana

Carreta desgovernada atinge veículos em SC
Imagens mostram pelo menos oito carros atingidos; 10 pessoas ficaram feridas

EUA: ciclone bomba deve atingir o país no fim de semana
Número de mortos pela onda de frio histórica no país subiu para 85 pessoas

Chuvas em Minas Gerais causam quatro mortes
Tragédias ocorreram devido a enchentes e tempestades no estado



