Logo R7.com
RecordPlus

Obesidade infantil: saiba quais são as causas e conheça soluções para combater a doença

Incentivo a atividades físicas e atenção à alimentação das crianças são medidas que podem ter um impacto positivo no futuro

News das 19h|Do R7

  • Google News

Pela primeira vez na história, a obesidade supera a desnutrição entre crianças e adolescentes. Em nível global, um em cada dez jovens, entre 5 e 19 anos, apresenta essa condição, que eleva o risco de doenças fatais. É o que aponta um relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Em entrevista ao News das 19h desta segunda-feira (15), Thiago Artioli, endocrinologista pediátrico, alerta que o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, a diminuição do consumo de alimentos ricos em fibras, o sedentarismo, com o aumento do tempo de tela das crianças, e a diminuição da prática de atividades físicas são fatores que acabam “acarretando um número cada vez maior de jovens, crianças e adolescentes que apresentam o quadro de obesidade”.

Segundo o médico, há um conjunto de medidas que podem servir como solução a longo prazo: “As soluções são complexas e passam, tanto por políticas públicas, como atenção maior aos tipos de alimentos que podem fazer mal para as crianças e para as famílias, atenção também nas escolas nos alimentos oferecidos para as crianças e políticas de fomento à atividade física”.

“Pois, se isso não acontecer, o número de pessoas com problemas futuros será bastante grande, levando a um impacto grande nas contas do setor público e privado de saúde”, completa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.