Logo R7.com
RecordPlus

Pesquisador da Fiocruz é reconhecido por combate ao Aedes aegypti

Luciano Moreira lidera projeto inovador que reduz doenças transmitidas pelo mosquito

News das 19h|Do R7

  • Google News

O pesquisador brasileiro Luciano Moreira foi destacado pela revista Nature como uma das dez pessoas que moldaram a ciência em 2025. Ele coordena um projeto no Brasil voltado para a redução de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O programa utiliza a bactéria Wolbachia para diminuir o tempo de vida do mosquito e impedir a transmissão de vírus como dengue e zika.


A iniciativa teve início há 17 anos quando Moreira trabalhou na Austrália com o professor Scott O'Neill. Eles descobriram que mosquitos infectados com Wolbachia têm sua capacidade de transmitir vírus significativamente reduzida. No Brasil, após aprovação comunitária, mosquitos são liberados para se reproduzirem naturalmente com a bactéria presente nas novas gerações.


Este método já está implementado em 15 países e tem mostrado resultados significativos no Brasil. Em Niterói houve uma redução de 89% nos casos de dengue após a aplicação do programa. Além disso, Campo Grande registrou uma diminuição de 63% dos casos após intervenção semelhante.


Para atender à crescente demanda do Ministério da Saúde brasileiro, uma fábrica em Curitiba produz semanalmente cerca de 100 milhões de ovos infectados com Wolbachia. Essa produção visa proteger aproximadamente 14 milhões de habitantes anualmente.


Apesar dos desafios enfrentados pela pesquisa científica no país devido à falta crônica de investimentos adequados em educação e ciência, os esforços contínuos da equipe liderada por Moreira estão transformando o controle das arboviroses no Brasil e oferecendo esperança para outras regiões afetadas pelas mudanças climáticas e aumento dos casos dessas doenças infecciosas.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.