Tarifas de Trump são 'operação de guerra' para setor de frutas brasileiro, diz Abrafrutas
Ele afirma que a área precisa se planejar com seis meses de antecedência e que a logística de exportação pode ser prejudicada
Record News Rural|Do R7
O Brasil, que possui cerca de 2,5 milhões de hectares dedicados ao cultivo de frutas e gera cerca de 5 milhões de empregos no setor, está enfrentando uma grande apreensão devido ao anúncio do governo dos Estados Unidos de impor tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras, a partir de 1º de agosto.
Em entrevista ao programa Record News Rural, Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas), afirma que, apesar do crescimento expressivo nas exportações de frutas brasileiras — um aumento de 27% em volume e 12% em valor monetário no primeiro semestre de 2025 —, a tarifa de 50% torna inviável o envio de manga para os Estados Unidos. “É uma operação de guerra. Precisamos nos planejar com antecedência de seis meses", comprar embalagens, reservar contêineres e garantir que os importadores norte-americanos possam receber e distribuir a fruta.
A manga brasileira, que tem uma janela de exportação tradicionalmente entre agosto e outubro, é especialmente estratégica, com cerca de 2.500 contêineres enviados anualmente para os EUA. Coelho ressaltou que, se não for possível enviar a manga para os EUA, não há como direcioná-la para a Europa, que já tem seus fornecedores, ou mesmo para o mercado interno, o que resultaria em grandes perdas e demissões no setor.
"Estamos todos desorientados. O prejuízo não é só nosso, mas também nos Estados Unidos," disse Coelho. Ele ressaltou a importância do diálogo entre os governos e mencionou reuniões com autoridades brasileiras, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre Favreau, para discutir soluções. Coelho também propôs que o governo brasileiro sugira que alimentos sejam isentos de tarifas, visando minimizar os impactos econômicos globais, dado o cenário de insegurança alimentar.
Últimas

Agricultores apostam no turismo rural para gerar renda
Atividade vira solução para a falta de mão de obra para a colheita de algumas culturas

Apenas uma região do Brasil cultiva lótus; conheça
Produção é feita em área de várzea alagada, com plantio e colheita à mão

China trabalha para reduzir dependência do agronegócio exterior
País asiático tem metas para ampliar a produção de grãos e autossuficiência em sementes

Maior demanda tem sustentado preços do algodão
Parte dos compradores demonstra flexibilidade nas negociações, favorecendo os valores

Comercialização de frutas e hortaliças chega a 16,6 milhões de toneladas em 2025
Conab avaliou as vendas em 54 centrais de abastecimento; Ceasa de São Paulo negociou o maior volume

Setor de etanol continua com queda nos preços
Algumas usinas optaram por ficar fora das negociações diante dos valores pouco atrativos

Previsão de El Niño pode ser favorável à cana
Chuvas mais frequentes no segundo semestre devem beneficiar desenvolvimento dos canaviais

Engenheiro agrônomo transforma a paixão em tradição
Processo exige escolha do solo, técnica e muito trabalho para uma bebida de qualidade

Variedade de caju apresenta alto potencial produtivo
Uso de irrigação ajuda no desenvolvimento da lavoura; colheita gera empregos

Cotação do feijão recua com avanço da colheita
Necessidade de gerar liquidez para cumprir compromissos financeiros estimula comercialização

Lula discute acordo China-Mercosul com Xi Jinping
Governo brasileiro afirma que tratou dos projetos de desenvolvimento dos dois países

Vindima marca início da nova safra de vinhos
Vinícola no interior de São Paulo alia tradição e experiência para os visitantes

Cidade no Rio de Janeiro vira capital do agronegócio
Estrutura foi montada para receber feira de negócios e grandes shows

Governo publica regras para equalização de juros do Plano Safra
Norma estabelece quais instituições financeiras poderão operar com a subvenção da União

Brasil tem cota de exportação de açúcar reduzida pelos EUA
País perdeu a segunda maior cota individual entre os exportadores contemplados pelos norte-americanos



