Logo R7.com
RecordPlus

Análise: abertura de mercado de energia elétrica só será boa para população se não houver monopólio

Medida proposta pelo Ministério de Minas e Energia busca permitir que os consumidores escolham quais fornecedores atenderão suas residências

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

O Ministério de Minas e Energia anunciou o desejo de abrir o mercado para que todos os consumidores escolham os fornecedores de energia elétrica a partir de 2027. A medida, que surgiu na pasta, deve passar por análise do governo antes de ser proposta no Congresso e faz parte de uma reestruturação do setor elétrico. O projeto deve funcionar em duas fases, com previsão de começar pela indústria e pelo comércio, já a segunda etapa, para os demais consumidores, deve acontecer em 2028. 


Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (17), Carla Beni, economista e professora da FGV (Fundação Getulio Vargas), explica que o projeto pode ser benéfico para a população, desde que haja diferentes empresas realizando o serviço. Carla destaca que, para medida ser efetiva, é necessário que o governo não permita a prestação do serviço por monopólios, caso contrário, a situação pode piorar para quem consome o recurso.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.