Logo R7.com
RecordPlus

Análise: pagamento do Simples no cartão de crédito facilita vida do MEI, mas pode virar bola de neve

Modalidade traz mais praticidade e mais uma opção para empreendedores manterem pagamento em dia

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

A Receita Federal liberou a nova modalidade de recolhimento do Simples Nacional com cartão de crédito por MEIs (Microempreendedores Individuais). A novidade oferece mais praticidade e mais uma opção para a categoria manter as obrigações fiscais e previdenciárias em dia.

Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (19), o economista Roberto Troster analisa que a medida pode facilitar a organização dos empreendedores, pela possibilidade de adicionar o recolhimento junto às outras despesas mensais no cartão de crédito. No entanto, ele alerta para os riscos que as compras no cartão podem trazer, como o endividamento, principalmente com as taxas de juros altas no país que pesam em multas.

“Hoje você tem, em números redondos, quase R$ 500 milhões em dívidas negativadas. Mas com a Receita Federal você tem mais de R$ 5 trilhões. Quer dizer, atrasa um pouquinho vira uma bola de neve e vira inadimplência das empresas. Isso tem que ser corrigido e é urgente. Se você quer fazer o Brasil crescer, você não pode continuar com esse tipo de retaliação fiscal. Atrasou um dia, já tem multa, já começa a corrigir pela Selic, é um absurdo isso”, completa.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.