Logo R7.com
RecordPlus

Análise: Rússia ‘não terá dificuldade’ de encontrar parceiros para exportar produção de petróleo

Polônia pede aos Estados-membros da União Europeia que encerrem importações de energia russa até o final de 2026; porta-voz do Kremlin reage

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

A Polônia pediu aos Estados-membros da União Europeia que encerrem as importações de energia russa até o final de 2026. Hungria e Eslováquia são países que ainda dependem do fornecimento russo. O governo polonês prometeu oferecer ajuda para encerrar os laços com Moscou.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que vai propor acelerar a eliminação gradual de importações de fósseis russos. O bloco havia planejado, anteriormente, encerrar as compras de petróleo e gás russos até 1º de janeiro de 2028.

Segundo Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, a aceleração da eliminação gradual do fornecimento não vai afetar a Rússia e não vai forçar o país a mudar de posição.

“Se a Rússia não vender para a Hungria, que é exatamente o grande problema agora da Polônia, isso vai continuar sendo negociado com outros países, ainda que a preço mais baixo”, diz Felipe Vidal, professor de relações internacionais, em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (17).

Segundo o especialista, “não há dificuldade de encontrar parceiros para escoar essa produção de petróleo”. E, “o consumo vai acabar sendo efetivado, independente de ser na Europa ou não”, completa.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.