Após surto no RS, infectologista explica quem deve continuar tomando a vacina contra a Covid-19
Hospital gaúcho confirmou surto da doença, com 65 pacientes e nove funcionários infectados, e duas mortes registradas
Conexão Record News|Do R7
Após recente surto de Covid-19, foram confirmadas duas mortes no Hospital Conceição, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Segundo a Fiocruz, houve aumento de casos no Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Piauí e Paraíba, embora o cenário ainda não seja considerado preocupante.
Em entrevista para o Conexão Record News desta sexta (5), o infectologista e membro da SBI (Sociedade Brasileira de Imunologia) Antonio Carlos Bandeira explicou que a imunização ainda é a chave da prevenção.
“Agora, o que é importante para aqueles que têm 60 anos e mais? Que esses têm que fazer uso da vacina pelo menos duas doses anuais. Então, a recomendação do Programa Nacional de Imunização é você fazer com essas pessoas que têm 60 anos e mais. Gestantes e puérperas, pelo menos uma dose durante a gestação", afirmou.
Bandeira explicou ainda que, aos seus pacientes, recomenda que todos sejam imunizados contra o coronavírus pelo menos uma vez por ano, mesmo aqueles que não estejam nos grupos de risco nem incluídos no PNI.
O especialista ainda ressaltou que, depois da onda de vacinação entre 2021-2022, houve um relaxamento e diminuição pela demanda do tratamento imunológico.
“Houve realmente uma vacinação em massa, como nunca a gente viu [...] Depois houve uma diminuição sensível no número de mortes por Covid, e claro, a gente saiu de uma situação epidêmica, a uma já de certa maneira mais controlada”, dissertou o especialista sobre os prováveis motivos que levaram a população a não tomar os cuidados necessários.
Segundo informações, no Rio de Janeiro, a Covid é a doença respiratória com maior responsabilidade pelo aumento das internações no estado, tendo como alvos, principalmente, idosos.
Últimas



