Logo R7.com
RecordPlus

Entenda como vai funcionar o novo sistema da Receita Federal para recolhimento de impostos

Nova tecnologia irá realizar os cálculos de maneira automática e destinar as alíquotas diretamente para União, estados e municípios

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

A Receita Federal informou que prepara uma plataforma tecnológica inédita para operacionalizar os pagamentos dos impostos sobre produtos e serviços. A ferramenta vai viabilizar e estruturar o pagamento dos futuros IVAs (Impostos Sobre Valor Agregado), previstos na reforma tributária sobre o consumo sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o anúncio, pelo sistema da Receita vão transitar cerca de 70 bilhões de documentos por ano para serem analisados. Em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (15), Carla Beni, economista e professora da FGV (Fundação Getulio Vargas), diz que o novo sistema, chamado de Split Payment, será uma das principais inovações do país após o Pix.

A especialista explica que o sistema irá fazer os cálculos automaticamente e dividir os valores recolhidos dos cinco atuais impostos nos dois que serão criados, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços).

Segundo Carla, a inovação possui uma robustez maior que outros sistemas, como o Pix, devido à quantidade de informações processadas, o que contribui para um melhor processamento. Além de ajudar os contribuintes a cometerem menos erros, a ferramenta deve reduzir fraudes e sonegações. “Ele vai ter uma calculadora oficial dentro do sistema. Então, é ela que vai ajudar a fazer o cálculo dos impostos. Isso vai diminuir muito a margem de erro”, ressalta.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.