‘Falta senso de antecipação’, diz especialista sobre déficit da Previdência Social
Presidente do Tribunal de Contas da União afirmou, nesta segunda-feira (24), que a previdência é ‘uma bomba que não vai parar de explodir’
Conexão Record News|Do R7
Os gastos com a Previdência Social devem chegar na casa de R$ 1 trilhão no próximo ano, afirma o economista Ricardo Buso em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (24). Segundo o especialista, falta censo de antecipação de décadas para entender as mudanças no mercado de trabalho.
“Toda mudança que se faz é no sentido de retardar a idade de aposentadoria. Com isso, o trabalhador acaba sofrendo praticamente uma quebra contratual, porque ele entra no mercado com determinadas regras sabendo quando se aposenta, e a regra muda no meio do jogo. É importante lembrar que a previdência social não é somente um benefício, ela é paga no Brasil e é cara”, explica Buso.
O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), o ministro Vital do Rêgo, afirmou, nesta segunda-feira (24), que a Previdência é “uma bomba que não vai parar de explodir”. Segundo ele, o sistema previdenciário está sob forte pressão devido às mudanças demográficas, com o envelhecimento da população e a queda da taxa de natalidade no Brasil.
Últimas