'Fica no tom da ameaça', diz especialista sobre Putin usar armas nucleares contra a Ucrânia
Professor de relações internacionais acredita que o presidente russo não deve cumprir intimidação, já que poderia prejudicar o próprio país
Conexão Record News|Do R7
“A Rússia não pode usar armas nucleares na Ucrânia porque as chuvas e os ventos levariam a radiação para a própria Rússia”, diz Vitelio Brustolin, professor de relações internacionais, em entrevista ao Conexão Record News nesta segunda-feira (16). O comentário é no contexto das recentes ameaças do presidente russo, Vladimir Putin, em utilizar armamento nuclear no conflito contra Kiev. "[Usar armas nucleares] fica no tom da ameaça", completa.
O pesquisador ainda afirma que o mundo regrediu em relação ao desarmamento nuclear, ignorando as convenções internacionais sobre o tema. “Nós recuamos passos em prol do desarmamento [...]. Há países como a China, por exemplo, que aumentam seus arsenais.”
Sobre a eclosão de um conflito em maior escala, o professor esclarece que “embora as pessoas acreditem que o que manteve a paz relativa que não levou a uma Terceira Guerra Mundial foi o Direito Internacional, o que manteve a paz foi o medo coletivo de uma guerra nuclear.”
Últimas