Guerra comercial entre EUA e China vai promover 'efeito cascata' no comércio global; veja análise
Países trocaram sanções no início da semana; Donald Trump declarou que não tem pressa para conversar com Xi Jinping
Conexão Record News|Do R7
A guerra comercial entre Estados Unidos e China ganhou um novo capítulo. O presidente americano Donald Trump declarou, nesta terça-feira (4), que não tem pressa para conversar com o líder chinês Xi Jinping. Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (5), Vladimir Feijó, analista internacional e doutor em direito internacional, apontou que as sanções entre os países têm por objetivo tornar a relação mais tensa.
“Uma nova leva de medidas sancionatórias americanas ao governo chinês é esperada antes de que possa de fato existir uma conversa direta entre eles”, afirmou o especialista. Os EUA proibiram temporariamente a entrada de pacotes oriundos da China e de Hong Kong. A medida vale apenas para pacotes procedentes de compras online, e não afetará cartas e correio plano.
Para Feijó, a decisão pode impactar toda a comunidade internacional. “Com a elevação de impostos dos Estados Unidos e da China, o efeito cascata vai se sentir no comércio global. [...] Essa nova guerra comercial vai prejudicar ainda mais essa expectativa de tentativa de baixar o preço geral”, afirmou o especialista.
Últimas