'Imensa tolice', afirma professor sobre Canadá fazer parte dos Estados Unidos
Especialista em relações internacionais analisa que país não se beneficiaria com associação aos EUA
Conexão Record News|Do R7
As declarações recentes de Donald Trump em querer anexar o Canadá aos Estados Unidos são “uma imensa tolice”, analisa o professor de relações internacionais Lier Ferreira em entrevista ao Conexão Record News nesta quarta-feira (8). O especialista enfatiza que o país canadense não teria benefício algum em renunciar sua soberania aos EUA e que as ameaças de Trump em se engajar numa guerra comercial contra o vizinho não passam de bravatas.
“O Canadá é um país bastante diferente dos Estados Unidos, ainda maior do ponto de vista territorial [...]. É um país com muita identidade, muita força, uma cultura altamente desenvolvida, um país acolhedor em relação aos imigrantes”, completa o professor.
O presidente americano, que assumirá o governo em 20 de janeiro, postou em suas redes sociais nesta terça-feira (7) mapas dos Estados Unidos com o território canadense incorporado. Ele também chamou o primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, de “governador” em outra publicação e ameaçou declarar emergência econômica nacional para impor tarifas comerciais ao vizinho, caso resista à anexação. Trump também sugeriu nos últimos dias anexar a Groenlândia, território dinamarquês próximo aos EUA, e intervir militarmente no Panamá devido às disputas comerciais relacionadas ao Canal do Panamá.
Últimas