Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Otan não quer criar problemas com os Estados Unidos e perder apoio, afirma professor

Mark Rutte afirmou, nesta terça-feira (24), que os aliados europeus não precisam se preocupar com o comprometimento dos EUA com a aliança

Conexão Record News|Do R7

Mark Rutte, secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), afirmou nesta terça-feira (24) que os aliados europeus não devem se preocupar com o comprometimento dos Estados Unidos com a aliança. A declaração foi feita pouco antes do início da cúpula em Haia, na Holanda, que reúne líderes dos países integrantes do tratado.

“Os países da Otan não querem criar celeuma com o ator que é, na verdade, o principal player da organização”, afirma Paulo Velasco, professor de política internacional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em conversa com o Conexão Record News desta terça-feira (24).

Velasco explica que a aliança surgiu na Guerra Fria e que os EUA sempre foram a principal liderança do grupo, mas que, desde o seu primeiro mandato, Trump disse diversas vezes que a Europa precisa amplicar sua capacidade de defesa.

Segundo o professor, o anúncio de que o gastos com defesa da Otan aumentará de 2% para 5% do PIB dos países membros é resultado dessa busca americana de diminuir os seus investimentos com guerras.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.