Pré-sal brasileiro: produção de petróleo no campo de Búzios tem 'potencial gigantesco'
Maior unidade produtiva de petróleo em alto mar no Brasil foi instalada na costa do Rio de Janeiro neste sábado (15)
Conexão Record News|Do R7
A maior unidade produtiva de petróleo em alto mar instalada no Brasil até o momento iniciou suas operações neste sábado (15). O navio-plataforma, que fica a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, no chamado pré-sal brasileiro, tem capacidade de processar até 225 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
Em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (17), João Victor Marques, pesquisador da FGV Energia, comentou que a descoberta deve avançar alguns passos até consolidar sua produção. “Ainda tem uma análise de viabilidade técnica e econômica para verificar se o potencial produtivo dessa nova descoberta vai ser relevante de ser produzido e economicamente viável”, explicou.
A produção promissora no Campo de Búzios, no entanto, deve colocar o Brasil em posição de relevância gradativa. "Até 2030, (o país) vai ser o quinto maior produtor de petróleo do mundo. Atualmente, é o oitavo. Então, a gente vai ter um destaque geopolítico muito grande até o final dessa década", pontuou o especialista.
Últimas