Logo R7.com
RecordPlus

Precisamos 'trocar o cinza da cidade pelo verde’ para mitigar as mudanças climáticas, diz bióloga

Estudo apontou que desastres climáticos provocados pelas chuvas no Brasil triplicaram na última década

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

Os desastres climáticos provocados pelas chuvas no Brasil triplicaram na última década. Segundo relatório da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica, mais de 7.500 desastres foram registrados entre 2020 e 2023, enquanto em toda a década passada foram pouco mais de 2.300. 


O levantamento ainda mostra que 83% dos municípios brasileiros já foram atingidos por eventos extremos, com prejuízos econômicos que chegam a R$ 132 bilhões.

Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (2), Janaína Bumbeer, bióloga e gerente de projetos da Fundação Grupo Boticário, diz que o crescimento é um fenômeno global, consequência das mudanças climáticas.

“Não têm como acontecer de forma isolada, o meio ambiente não entende essa ideia de fronteiras. Mas, ao mesmo tempo que em algumas regiões deve chover mais, outras regiões devem ter mais secas. [...] Nós estamos aqui na Terra, num sistema fechado, então tem uma quantidade de limites de água. Se faltar em um lugar, vai sobrar em outro”, aponta Janaína.

A bióloga lista formas de mitigar os impactos diante desse cenário “caótico”, causado pelo aumento da emissão de gás carbônico. “Sabendo que esse é o cenário, as cidades podem se adaptar para esse cenário. Então, precisamos tornar nossas cidades, novamente, mais verdes e azuis para isso”, completa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.