Rússia busca formar zona de influência e enfraquecer poder europeu, diz professor
Marco Rubio deve se encontrar com Sergey Lavrov na próxima semana para discurtir questões bilaterais e multilaterais
Conexão Record News|Do R7
O Secretário de Estado americano, Marco Rubio, irá se encontrar com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, durante as reuniões da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), na próxima semana. Segundo a mídia estatal russa, os representantes dos dois governos discutirão uma série de questões, tanto bilaterais quanto multilaterais.
Manuel Furriela, mestre em direito internacional pela USP (Universidade de São Paulo), acredita que o encontro mostra um sinal de maior atenção do presidente Donald Trump, que simplificou o conflito ao não analisar os verdadeiros objetivos russos de formar uma zona de influência que os beneficie.
Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (19), o professor aponta que, além da guerra na Ucrânia, o Kremlin também testa os limites da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ao invadir os espaços aéreos da Polônia e da Estônia. Esses aspectos se somam às pressões americanas para que países europeus deixem de comprar combustíveis de Moscou, pesando também no bolso dessas nações.
Já do lado russo, Furriela pontua que o governo russo também subestimou a duração do conflito ao cogitar que enfrentaria um cenário semelhante ao encontrado com a invasão da Crimeia em 2014, momento em que, tanto ucranianos como ocidente não demonstraram reações equivalentes em resposta.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



