Saiba como funcionará o ressarcimento do INSS e como não cair em novos golpes
A partir desta quarta (14), beneficiários podem sinalizar por meio do aplicativo Meu INSS se descontos nos benefícios foram indevidos
Conexão Record News|Do R7
Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos nos últimos anos podem pedir a devolução do dinheiro a partir desta quarta-feira (14). O beneficiário precisa informar ao instituto que não reconhece o valor descontado pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Em entrevista ao Conexão Record News, Luis Lopes, professor de direito previdenciário da FGV (Fundação Getulio Vargas), pontua a importância da atenção dos usuários e da ajuda de parentes para a conferência dos dados via aplicativo. Uma vez que o canal oficial fica em uma ferramenta tecnologia, muitos beneficiários não possuem acesso ou familiaridade, o que pode abrir brecha para fraudes.
Já sobre o processo de ressarcimento, o professor explica que o INSS e o Ministério da Previdência irão promover um processo mais acelerado de apuração dos descontos indevidos por conta da dimensão do caso e da frequência com que os descontos ocorreram. No entanto, Lopes diz que o prazo ainda é incerto e que o pagamento será feito direto na conta do beneficiário.
Sobre os procedimentos de punição das associações envolvidas nas fraudes, o especialista pontua que ainda não foi esclarecido por ser uma caso diferente dos outros que acontecem, como os golpes do consignado.
Veja também
Últimas