Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Como reduzir dores musculares e articulares no frio?

Neurocirurgião Marcelo Valadares dá dicas para aliviar dores com medidas básicas, como hidratação e exercícios físicos

Hora News|Do R7

  • Google News

Em entrevista ao Hora News desta quarta-feira (25), o neurocirurgião Marcelo Valadares afirma que, com a chegada do frio, muitos sintomas negativos de saúde tendem a se agravar, especialmente os relacionados a dores musculoesqueléticas. Problemas como artrites, artroses, fibromialgia e questões de coluna são os mais afetados.

“Isso ocorre principalmente devido à maior contração ou rigidez muscular e articular em dias frios, além da diminuição da circulação sanguínea nas articulações e membros. Também há condições neurológicas, como neuropatias periféricas e a neuropatia diabética, que podem se manifestar com dores mais intensas devido à compressão dos nervos”, explica o médico.

Para prevenir o agravamento dessas condições, o especialista recomenda algumas medidas simples, como manter-se aquecido, o que facilita a circulação sanguínea, permitindo que os músculos funcionem de forma mais adequada.

Além disso, hidratar-se adequadamente e continuar praticando exercícios físicos são formas de cuidar do corpo durante o período frio. "E atenção, caso você use medicamentos, pode ser que você precise aumentar um pouco a dose ou ajustar os medicamentos. Converse com o seu médico pra isso", orienta Valadares.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.