Exclusivo: senador Humberto Costa descarta CPI e diz que governo 'vai sair bem' de escândalo do INSS
Ex-ministro da Saúde e presidente interino do Partido dos Trabalhadores concede entrevista exclusiva à RECORD NEWS nesta quinta-feira (8)
Hora News|Do R7
Em entrevista ao Hora News desta quinta-feira (8), Humberto Costa, ex-ministro da Saúde, senador pelo Partido dos Trabalhadores de Pernambuco e presidente interino do PT, afirmou que o governo federal adotou as providências necessárias para conter o escândalo de fraude no INSS, que já existia desde 2019.
Costa negou qualquer possibilidade de um esquema semelhante ocorrer novamente e considerou "desnecessária" a instalação de uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para apurar o tema.
Sobre as eleições de 2026, o senador declarou estar focado na militância dentro das comissões temáticas do Senado. Pautas como a desoneração do IR (Imposto de Renda) para quem ganha até R$ 5.000 e a redução da jornada de trabalho foram destacadas como bandeiras governistas que terão protagonismo no Congresso Nacional para recuperar a popularidade do governo. Para Costa, Lula chegará "em uma condição boa" para a disputa da reeleição.
Em relação à escolha do novo presidente do PT, o senador declarou que o grupo do centro político do partido, o CNB (Construindo um Novo Brasil), está em vias de alcançar um consenso para apoiar a candidatura de Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP).
O petista ainda negou ter sido cogitado para o cargo de tesoureiro do partido. Afirmou que buscará a reeleição como senador em Pernambuco. Explicou que, ao ser convidado para assumir temporariamente a presidência do PT, colocou como condição que não seria candidato ao cargo de forma definitiva. Assista à entrevista completa.
Últimas


