Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Fiscalizações na região Norte impulsionam apreensões de ouro no Brasil em 2025

Aumento foi de mais de 300% em 2025

Hora News|Do R7

  • Google News

As apreensões de ouro ilegal no Brasil aumentaram mais de 300% em relação ao ano passado, principalmente na região Norte. A Polícia Federal interceptou um avião com mais de 50 quilos de ouro ilegal, que partiu de Itaituba, no Pará, e foi encontrado em Boa Vista, Roraima. Até agora, mais de 440 quilos de ouro ilegal foram apreendidos.


Os estados com maiores volumes de apreensões são Roraima, Amazonas, São Paulo e Pará, refletindo um aumento na fiscalização e no policiamento com inteligência. Após apreensão, o ouro é pesado e passa por perícia. Se a origem for legal, pode ser devolvido; caso contrário, é incorporado ao patrimônio da União.


O preço do ouro atingiu um recorde internacional, superando 4.530 dólares por onça, equivalente a mais de 25 mil reais por 31 gramas. Especialistas apontam que as apreensões são facilitadas pelo transporte fluvial na Amazônia e pela expansão do garimpo ilegal em terras indígenas, impulsionados por novas tecnologias e a presença de organizações criminosas.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.