Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Record News

Líderes mundiais reagem às declarações polêmicas de Donald Trump sobre territórios estrangeiros

Sheinbaum brincou: 'América Mexicana'; Trudeau disse que Canadá nunca fará parte dos EUA; ministro panamenho afirmou que a soberania do canal 'não é negociável'

Hora News|Do R7

Após Donald Trump sugerir trocar o nome do Golfo do México para Golfo da América, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, reforçou que o território é chamado assim desde os anos 1600 e sugeriu trocar o nome dos Estados Unidos: “Vamos chamar de América Mexicana, parece bonito, certo?”, ironizou Sheinbaum, em referência a uma constituição do século 19, que propunha a criação de um país com todo o território da América do Norte.

Sobre as declarações de que aumentaria impostos e anexaria o Canadá, o primeiro-ministro Justin Trudeau respondeu Trump pelas redes sociais: “Nunca, jamais, o Canadá fará parte dos Estados Unidos”. Já quanto à ameaça do republicano de tomar o controle do Canal do Panamá, o ministro de relações exteriores do país disse que a soberania da passagem é uma conquista permanente, que “não é negociável”.

Representantes de países europeus também criticaram as falas do presidente eleito dos EUA. “O princípio da inviolabilidade das fronteiras se aplica a todos os países, independentemente de estarem a leste ou a oeste de nós”, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz. O chefe da diplomacia francesa, Jean-Noël Barrot, disse que a União Europeia não vai permitir ataques a fronteiras soberanas e reforçou que a Groenlândia, território que Trump sugeriu comprar, é uma região autônoma da Dinamarca.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.