Lula discursa durante evento do Novo PAC no Rio de Janeiro nesta terça (15); assista
Presidente defendeu políticas de Estado para a efetividade de obras, ação com estados e municípios, além da autonomia do BNDES
Hora News|Do R7
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou, nesta terça-feira (15), as ações do governo, comparadas aos últimos sete anos anteriores à sua posse. “Essa irresponsabilidade administrativa não vai acontecer mais no país. A gente precisa chegar à conclusão que esse país não pode mais passar um século sendo tratado como o país do futuro. O país do futuro não é o século que vem, deve ser agora”, disse Lula durante discurso em visita às obras na Rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro.
Durante sua fala, o presidente ressaltou a importância do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) — criado em seu primeiro mandato — e de outros projetos como política de Estado, para que não ocorressem casos de obras abandonadas em trocas de governo, o que, segundo Lula, teria acontecido nos últimos anos.
O chefe do Executivo destacou a parceria do Planalto com os governadores e prefeitos para que as demandas regionais fossem ouvidas, em um esforço de direcionar as verbas de obras de forma eficiente. Também foi explicada a necessidade dos investimentos em infraestrutura para o crescimento econômico do país.
O presidente defendeu ainda o legado que gostaria de manter ao final de seu mandato. “Eu quero ter orgulho de que o país será considerado pelo mundo como um país desenvolvido, e não um país ainda em fase de desenvolvimento”.
Ao final do discurso, Lula aproveitou para rebater críticas feitas a Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). “Lá é governado por gente competente, técnico bem formado que faz as coisas em benefício desse país”, concluiu.
Últimas