Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Eficiente, sustentável e versátil: girassol ganha destaque na produção rural de Minas Gerais

Cultivo da flor também pode contribuir para a estratégia de controle biológico e recuperação do solo

Record News Rural|Do R7

  • Google News

Além de embelezar a paisagem dos campos, o girassol tem ganhado cada vez mais espaço no agronegócio pela sua cultura rústica, com fácil adaptação a diferentes tipos de solo e clima. Em Estrela do Sul, cidade do interior de Minas Gerais, o produtor Roberto Tavares optou por apostar no cultivo da flor híbrida para extração de óleo.

Resistente à seca e geadas leves, a variedade foi escolhida não somente pela eficiência econômica, mas também pelo seu importante papel no controle biológico, como a quebra de ciclo de pragas, e na recuperação do solo.

“O girassol recicla o nutriente da terra. O que é reciclar? Trazer isso para a superfície, porque a raiz dele é muito profunda e ele vai trazendo potássio para cima, fósforo, que é interessante para o produtor. Ele deixa uma massa muito grande para incorporar na terra, para plantar”, explica Tavares.

Outra vantagem da plantação é a sustentabilidade, já que as sementes geram óleo que pode ser utilizado na culinária e na indústria de biocombustíveis. O farelo também pode ser aproveitado e é destinado à nutrição animal.

No Brasil, mais de 63 mil hectares já são destinados à produção comercial da planta. Entre os principais estados produtores estão Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Só no estado goiano, a estimativa é colher mais de 70 mil toneladas, o equivalente a cerca de 70% da produção nacional, para a safra 2024-2025.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.