'Impunidade, omissão e covardia não são opções para pacificação’, diz Moraes
STF julga, nesta terça-feira (2), o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela suposta tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023
Alerta Brasil|Do R7
“A história nos ensina que a impunidade, a omissão e covardia não são opções para a pacificação”, afirmou Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), durante a abertura do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete aliados na suposta tentativa de golpe de Estado, em Brasília, nesta terça-feira (2).
Segundo Moraes, o caminho da impunidade pode parecer mais fácil, mas deixa “cicatrizes traumáticas na sociedade e corrói a democracia”. Diante disso, ele reiterou a necessidade de afastar ações contra a democracia por meio do respeito à Constituição, aplicação das leis e do fortalecimento das instituições.
Em quase 37 anos de Constituição e 40 anos de redemocratização, o país teve instituições independentes, com economia em crescimento e a sociedade civil atuante. Moraes apontou, contudo, que, embora isso não signifique que em todo esse período houve tranquilidade política, as balizas definidas para o Estado Democrático de Direito se “mostraram acertadas e impediram inúmeros retrocessos”.
O relator também abordou a importância da atuação do STF para verificar as acusações oferecidas pela Procuradoria-Geral da República, e lamentou o curso da ação penal que tentou coagir o Judiciário e submeter a Corte ao crivo de um país estrangeiro. De acordo com ele, “se constatou a existência de condutas dolosas e conscientes de uma verdadeira organização criminosa de forma jamais vista anteriormente”.
Além disso, o ministro explicou que, comprovadas as provas das acusações no decorrer da análise, as ações penais serão julgadas procedentes e resultarão na condenação dos réus. Por outro lado, Moraes acrescentou que, no caso de "qualquer dúvida razoável sobre a culpabilidade dos réus", eles serão absolvidos.
“Esse é o papel do Supremo Tribunal Federal: julgar com imparcialidade e aplicar a Justiça a cada um dos casos concretos, independentemente de ameaças ou coações, ignorando pressões internas ou externas”, salientou.
Últimas

Países comemoram chegada do Ano-Novo
Sydney e Melbourne lideram as comemorações de Revéillon na Austrália

Correios apresentam plano de reestruturação
Objetivo é garantir sustentabilidade financeira, modernizar operação e ampliar competitividade

Acidente com carro deixa um morto e um ferido no Rodoanel
Um carro bateu contra a proteção lateral da estrada e capotou

Balsa afunda com dezenas de turistas na Ásia
Embarcação transportava cerca de 120 pessoas e bateu em rocha durante trajeto

Fachin faz balanço dos trabalhos do STF em 2025
Judiciário vai entrar em recesso e volta aos trabalhos em janeiro

Motorista de caminhão morre após despencar de barranco na Índia
Condutor caiu na ribanceira após perder a estabilidade do veículo ao engatar a marcha ré

Ministro da Previdência detalha nova etapa da operação 'Sem Desconto'
Um dos investigados é o senador Weverton Rocha, do PDT do Maranhão

Tigre persegue e morde carro em parque de vida selvagem na China
Motorista conseguiu manter o controle e se afastar do animal em segurança; ninguém ficou ferido

Carro fica à beira do abismo e é salvo por grupo de moradores na Índia; veja o vídeo
Veículo ficou pendurado em um penhasco após derrapar na pista; apesar da cena impressionante, ninguém ficou ferido

Nevasca fora de época atinge norte dos Estados Unidos, surpreende moradores e interdita rodovias
Tempestade em pleno outono causou transtornos devido ao gelo e à neve cobrindo até 20 centímetros do solo em diversas localidades

Vereador do Rio, Carlos Bolsonaro contesta prisão do pai
Defesa do ex-presidente não apresentou um novo recurso contra a condenação na trama golpista

Bolsonaro recebe a visita dos filhos na sede da PF em Brasília
Defesa do ex-presidente não apresentou um novo recurso contra a condenação na trama golpista

Gato é levado por grupo e coleira é encontrada na rua
A família registrou o boletim de ocorrência e acredita que os suspeitos planejaram o crime

Secretário-geral da ONU detalha discussões na COP30
Conferência termina nesta sexta (21) e negociações se intensificam

Ônibus escolar pega fogo e atinge fiação elétrica na região metropolitana de SP
Apesar da intensidade das chamas, ninguém ficou ferido


