Logo R7.com
RecordPlus

Análise: acidentes de balão mostram ‘necessidade urgente’ de atualização de regras do espaço aéreo

Gerardo Portela, engenheiro PhD em riscos e segurança, ainda chama a atenção para o aumento da aviação privada e do uso de drones

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

Após diversos acidentes envolvendo balões nas últimas semanas, o Ministério do Turismo afirmou que pretende avançar na regulamentação do balonismo. Em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (23), Gerardo Portela, engenheiro PhD em riscos e segurança, comenta a importância do avanço da pauta.

Portela explica que já existe uma regulamentação sobre a prática, mas não versa especificamente sobre o turismo. “Se alguém voa de balão hoje, precisa ser um voo de lazer ou de competição, e precisa seguir as normas que estão no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no gov.br. [...] Nós estamos precisando melhorar essas recomendações técnicas [para o turismo], tornar mais rigoroso”, explica.

O engenheiro ressalta a importância da atuação pela fiscalização da prática, além da própria regulamentação. “A aviação privada como um todo aumentou muito no Brasil, os acidentes aumentaram e a severidade dos acidentes também aumentou. [...] Tudo isso leva a uma necessidade urgente de atualização dos regramentos do controle do espaço aéreo”, completa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.