Logo R7.com
RecordPlus

Censo Escolar 2024 mostra crescimento das matrículas nos ensinos profissionalizante e médio

Apesar de bons números, evasão e abandono escolar ainda devem ser combatidos, diz professor; veja análise

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

O Censo Escolar 2024 mostra que o número de matrículas no ensino profissionalizante cresceu mais de duas vezes em relação ao ano anterior. Segundo o levantamento, foram mais de 2 milhões de matrículas nesta modalidade. O Piauí é o estado com destaque no ensino profissional e tecnológico, com 52% de matrículas nos chamados programas vocacionais. Os dados também foram positivos no ensino médio, com 7,8 milhões de inscrições, o que representa um aumento de aproximadamente 1,5% em relação a 2023.


Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (16), Erik Anderson, professor especialista em legislação educacional e inspeção escolar, atribui o crescimento de matrículas no ensino profissionalizante ao crescimento exponencial do acesso ao ensino técnico, com a criação de novas vagas nessa modalidade. “Há um investimento, não só do governo federal, como também dos governos estaduais, no sentido de ampliar a oferta de vagas para o acesso do jovem a cursos que tenham esse caráter profissionalizante”. 

Com o anúncio do governo Lula de construção de mais Institutos Federais, o educador espera um reflexo totalmente positivo. Ele explica a importância das instituições, pois antes da implantação há um estudo de uma viabilidade técnica dos cursos que vão ser oferecidos, para que dialoguem com o chamado 'arranjo produtivo de setor' — mapeamento de necessidades e anseios daquela região, das profissões em crescimento e com poucas vagas no momento. 

Anderson também afirma que a medida promoverá a interiorização do ensino para regiões que não possuíam acesso à qualificação, como no semiárido e sertão. “A gente espera que seja um impacto positivo, porque é uma ampliação com interiorização, respeitando a diversidade e buscando promover mais equidade e justiça social por meio da educação”, afirma. 

Já sobre o alto índice de alunos frequentando a escola, o professor justifica o crescimento pela implementação de sistemas de acesso, permanência e conclusão, como o Pé-de-Meia, promovido do governo federal. No entanto, ele ressalta que ainda há desafios no âmbito da evasão e abandono escolar, que fazem com que alunos não concluam os estudos, com impacto para toda a comunidade.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.