Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Conexão Record News|'Estávamos muito atrasados nisso', diz especialista sobre PEC da Segurança

'Estávamos muito atrasados nisso', diz especialista sobre PEC da Segurança

Projeto apresentado pelo presidente Lula ao Congresso altera as regras da segurança no país e cria regras para sistema único de informações

Conexão Record News|Do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou o texto da PEC da Segurança ao Congresso, nesta quarta-feira (23). A proposta, que altera as regras da segurança pública do país, vinha sendo elaborada havia meses pelo Ministério da Justiça. O enfrentamento de facções criminosas, além dos roubos e furtos de celulares, estão entre os temas. 


Em entrevista ao Conexão Record News, Leandro Piquet, professor da USP (Universidade de São Paulo), explica que o projeto é de suma importância, já que não havia uma regulamentação constitucional compatível com a ideia apresentada pelo então ministro Raul Jungmann em 2019.

Com a criação do sistema, será possível a checagem de informações e ter uma estrutura de compartilhamento, com a possibilidade de realizar ações em conjunto para combater grandes organizações criminosas. Piquet também ressalta que a medida cria a Polícia Ostensiva Federal, que cobre uma lacuna na fiscalização de vias utilizadas no país, além da rodoviária. 

“Avançamos na criação de uma estrutura mais integrada na segurança pública, garantindo ao governo federal o papel de articulador, principalmente na produção de sistemas de informação, que é fundamental em qualquer ação inteligente, orientada por dados contra, principalmente, o crime organizado”, completa o professor.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.