Fuga do tarifaço: Brasil encontra dificuldades para exportar mercadorias
Especialista explica a possibilidade de triangulação de exportação e seus riscos para o governo brasileiro
Conexão Record News|Do R7
Na tentativa de achar uma fuga do tarifaço de 50% imposto por Donald Trump, as autoridades brasileiras tentariam triangular, ou seja, usar países intermediários a fim de que as mercadorias chegassem indiretamente nos Estados Unidos.
Entretanto, o Brasil poderá pagar ainda mais caro do que está previsto caso tal ação aconteça, já que a atitude é dada como ilegal, sendo considerada como violação às regras da OMC (Organização Mundial do Comércio).
O economista Ricardo Buso explicou em entrevista para o Conexão Record News qual o prejuízo do drible comercial: “O problema é quando você tenta maquiar. Por exemplo, você é um exportador de madeira, o país A comprava do país B, mas foi tarifado, aí você como estratégia manda para o país C, que é menos tarifado, só para fazer pequenas modificações e pagar menos impostos”, diz.
O especialista ainda ressalta que caso algum país escolha o caminho da triangulação sofrerá das sanções da OMC (Organização Mundial do Comércio), e caso haja ligação com o tarifaço norte-americano há uma multa de 40% em cima do valor da mercadoria.
Últimas



