Logo R7.com
RecordPlus

Incertezas com taxa de juros americana e discussão sobre anistia fazem mercado atuar com cautela

Apesar de abrir em alta, moeda americana opera em queda durante esta sexta-feira (12)

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

O dólar abriu esta sexta-feira (12) em alta, cotado a R$ 5,39. Na quinta-feira (11), a moeda norte-americana recuou e a bolsa de valores bateu recorde histórico, na casa dos 143 mil pontos. Já nesta sexta, o mercado está atento a dados econômicos e à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Apesar da elevação, professor da Faculdade do Comércio Rodrigo Simões aponta a queda da cotação durante o dia, representando a cautela com a qual o mercado está agindo. Em entrevista ao Conexão Record News, Simões explica que o cenário político brasileiro, com uma possível discussão da anistia e dados da Universidade de Michigan sobre o índice de confiança do consumidor americano estão fazendo os negociadores agirem com calma.

Outro ponto que preocupa o mercado, segundo o professor, são as incertezas sobre as decisões do Banco Central americano acerca da taxa de juros americana, que serão anunciadas na próxima semana, e impactam diretamente na cotação do dólar. Porém, com as tarifas fazendo com que o Brasil recorra a outros mercados, isso gera uma manutenção da cotação baixa da moeda americana, sendo benéfico para o país.

“O dólar ficar um pouco mais baixo significa que o custo de importação menor, o valor de importação menor, e acaba ajudando a aliviar um pouco a inflação brasileira. Porque além que a gente exporta muito, nós também compramos muitos produtos e insumos importados. Então, é um novo equilíbrio que a gente está tentando entender dependendo dos dados e analisando”, conclui.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.