Logo R7.com
RecordPlus

Medo de um ataque russo ultrapassa a fronteira da Ucrânia, analisa especialista

Zelensky diz que exercícios militares rivais em Belarus servem para 'organizar um novo ataque à região'

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

“O medo de um ataque, de fato, acaba ultrapassando a fronteira da Ucrânia”, afirma Giovana Branco, doutoranda de ciência política da Universidade de São Paulo e pesquisadora de política russa, em conversa com o Conexão Record News desta quarta-feira (30), sobre a acusação de Zelensky envolvendo exercícios militares rivais em Belarus.

Segundo Giovana, a diferença entre a Ucrânia e resto do Leste Europeu é que países como a Polônia, estão na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e acabam protegidos pelo guarda-chuva nuclear americano, o que tornaria praticamente impossível um ataque russo nessas regiões.

O presidente ucraniano acusou a Rússia de usar esses exercícios como pretexto para preparar uma eventual ofensiva na região de Belarus. Durante uma participação remota em uma cúpula de Varsóvia nesta terça-feira (29), Volodymyr Zelensky disse "ser assim que se iniciam novos ataques, mas que não é possível saber o alvo".

Belarus e a Rússia são países aliados e anunciaram ações militares conjuntas para setembro. Antes do começo da guerra da Ucrânia, milhares de tropas russas foram para o país, usado como uma "plataforma" de deslocamento de soldados.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.