Logo R7.com
RecordPlus

Rússia avança 10 km para o norte da Ucrânia; Zelensky busca ajuda de outros países

Professor Vitelio Brustolin analisa o momento da guerra na semana em que Trump conversará com Zelensky e com Putin, separadamente

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

O presidente Volodymyr Zelensky declarou que a Ucrânia não vê sinais de cessar-fogo ou paz vindos da Rússia, e por isso o líder ucraniano passou a investir em aliados, além dos países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da Europa; segundo ele, o país tem buscado alianças com países árabes e com a Índia.

Zelensky ainda ressaltou em sua declaração que Moscou tem preparado ofensivas mais intensas do que os últimos ataques e que as sanções impostas pelos Estados Unidos precisam aumentar a pressão sobre a Rússia.

Enquanto isso, as forças armadas russas avançaram pelo menos 10 km para o norte em duas frentes de batalha nos últimos dias, com o provável objetivo de assumir o controle total da região de Donetsk, aumentando a pressão sobre Kiev a fim de ceder o território.

Em entrevista para o Conexão Record News, o professor de Relações Internacionais Vitelio Brustolin explicou que ambos os lados da guerra têm ganhado territórios, e que não há indícios de um cessar-fogo já que Zelensky tem dito que as tropas da Rússia estão sendo posicionadas para novos ataques.

No ponto de vista do especialista, a conversa entre Donald Trump e Vladimir Putin na sexta-feira (15), no Alasca, não deve ter grande avanço para o alcance da paz. "A sinalização da Rússia no campo de batalha não é que ela queira paz”, ressaltou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.