Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Discurso de Trump deu ‘uma pequena margem de abertura para diálogo’, afirma pesquisadora

Presidentes brasileiro e americano fizeram discursos divergentes durante abertura da Assembleia Geral da ONU

Hora News|Do R7

  • Google News

Após um discurso mais focado no multilateralismo feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais isolacionista de seu par americano, Donald Trump, durante a abertura de 80ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Giovana Branco, pesquisadora de política russa, analisa os principais pontos das falas dos dois líderes.

Em entrevista ao Hora News desta terça-feira (23), a especialista analisa que, apesar das questões contrárias entre os dois discursos, a fala de Trump sobre um possível encontro entre os dois líderes na próxima semana mostra uma margem de abertura ao diálogo: “A gente tem apenas uma pequena margem de abertura, embora a gente tenha muitos pontos de divergências entre esses líderes”.

O discurso de Lula, mais focado em temas como combate à fome e à pobreza, aproveitou para reforçar a democracia e soberania — bandeira levantada após sanções e tarifas americanas contra o país por conta do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Lula reforça o discurso da soberania, da ideia de que o Brasil é uma democracia forte e ele também comentou bastante sobre o processo democrático brasileiro e como isso pode ser um modelo exportável para outros países do mundo”, afirma Giovana.

Já do lado americano, a pesquisadora pontua que o presidente americano exaltou os ganhos de seu governo, os exaltando como marcos que outros presidentes não conseguiram, tecendo críticas à atuação da ONU nos conflitos globais. No entanto, ela pondera que a visão do presidente americano pode trazer dúvidas, uma vez que “outros países não percebem que os EUA estejam tão atuantes assim”.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.