Moraes afirma que a Abin atuou como 'célula clandestina' sob comando de Alexandre Ramagem
Ministro detalhou como a Agência Brasileira de Inteligência teria sido usada para produzir narrativas falsas contra opositores políticos
Hora News|Do R7
“Durante a gestão na Abin do réu Alexandre Ramagem, efetivamente funcionou como uma célula clandestina”, disse Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), ao afirmar que a Agência Brasileira de Inteligência, sob o comando do agora deputado federal, foi usada como uma central de contrainteligência da estrutura criminosa para criar narrativas falsas contra opositores.
Na retomada do julgamento do ex-presidente e de outros sete réus por trama golpista, nesta terça-feira (9), Moraes pontuou que quatro ministros do STF foram alvo de espionagem pela organização: ele, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e José Antonio Dias Toffoli, além de outras lideranças políticas, como o ex-governador de São Paulo, João Doria, e o ex-presidente do Senado Federal, Renan Calheiros.
Julgamento da trama golpista
Na manhã desta terça-feira (9), a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retomou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus pela suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Após a argumentação da PGR (Procuradoria-Geral da República) e a apresentação das sustentações orais das defesas nas duas primeiras sessões, o próximo passo é a leitura dos votos dos ministros para avaliar o mérito da questão e decidir se haverá condenação, além de definir as penas.
O primeiro a se manifestar é o relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin. A decisão será tomada por maioria simples de três votos, mas a defesa ainda pode recorrer dentro do próprio STF e atrasar a decisão final.
Além do ex-presidente, respondem pelos ataques à democracia o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; o deputado federal e ex-diretor-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno; e o general Walter Braga Netto.
A PGR imputou cinco crimes aos reús, sendo elas: organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Últimas

Caso suspeito de ebola em São Paulo é descartado após exames
Paciente é nascido na República Democrática do Congo e teve passagem recente pelo país

Pescadores são resgatados por surfista em Peruíbe (SP)
Homens caíram longe da embarcação depois de uma forte onda

Homens são atingidos por teto de casa na Índia
Vítimas denunciam possíveis falhas na construção; um dos moradores teve ferimentos graves

Lula anuncia investimentos da Petrobras
Recursos de R$ 72,5 bilhões devem gerar 28 mil empregos diretos e indiretos

São Paulo alerta para vacinação após caso confirmado de febre amarela
Doença presente em macaco, em Santo André (SP), indica a circulação do vírus e risco de transmissão

Comissão especial vota nesta quarta (27) relatório do fim da escala 6x1
Texto pode ir para o plenário ainda hoje; PEC precisa de 308 votos na Câmara para ser aprovado

Lula anuncia mais de R$ 2 bilhões em investimentos da Petrobras no Amazonas
Projeto prevê 18 novas barcaças e repasse de bilhões de reais em Urucu

Brasil registra menor número de homicídios em 11 anos
País registrou 42.590 casos em 2024, redução de 7,4% em comparação com 2023

Hugo Motta fala sobre o fim da escala 6x1 após reunião com Lula
Relatório será apresentado no fim da tarde desta segunda-feira (25) na Comissão Especial

Leão-da-montanha assusta moradores em região residencial
Animal foi sedado e levado para centro de reabilitação antes de voltar à natureza

Vídeo flagra momento em que roda de caminhão se solta e quase causa acidente em rodovia
Motorista de outro veículo gravou a cena; apesar do susto, ninguém ficou ferido

Assista à íntegra da convocação das 26 jogadoras da seleção para amistosos contra os EUA
Técnico Arthur Elias divulga a lista das atletas que entrarão em campo no ciclo preparatório para a Copa do Mundo de 2027

Lula participa de cerimônia pelos cem dias do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio
Reunião no Palácio do Planalto reúne os três Poderes para balanço de ações

Lula participa de evento da indústria da construção
Programação terá debates sobre fortalecimento e expansão da indústria e construção no país

Lula inaugura novas linhas de luz do acelerador Sirius
Infraestrutura vai ampliar capacidade brasileira de pesquisa em áreas estratégicas



