Moraes afirma que a Abin atuou como 'célula clandestina' sob comando de Alexandre Ramagem
Ministro detalhou como a Agência Brasileira de Inteligência teria sido usada para produzir narrativas falsas contra opositores políticos
Hora News|Do R7
“Durante a gestão na Abin do réu Alexandre Ramagem, efetivamente funcionou como uma célula clandestina”, disse Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), ao afirmar que a Agência Brasileira de Inteligência, sob o comando do agora deputado federal, foi usada como uma central de contrainteligência da estrutura criminosa para criar narrativas falsas contra opositores.
Na retomada do julgamento do ex-presidente e de outros sete réus por trama golpista, nesta terça-feira (9), Moraes pontuou que quatro ministros do STF foram alvo de espionagem pela organização: ele, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e José Antonio Dias Toffoli, além de outras lideranças políticas, como o ex-governador de São Paulo, João Doria, e o ex-presidente do Senado Federal, Renan Calheiros.
Julgamento da trama golpista
Na manhã desta terça-feira (9), a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retomou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus pela suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Após a argumentação da PGR (Procuradoria-Geral da República) e a apresentação das sustentações orais das defesas nas duas primeiras sessões, o próximo passo é a leitura dos votos dos ministros para avaliar o mérito da questão e decidir se haverá condenação, além de definir as penas.
O primeiro a se manifestar é o relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin. A decisão será tomada por maioria simples de três votos, mas a defesa ainda pode recorrer dentro do próprio STF e atrasar a decisão final.
Além do ex-presidente, respondem pelos ataques à democracia o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; o deputado federal e ex-diretor-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno; e o general Walter Braga Netto.
A PGR imputou cinco crimes aos reús, sendo elas: organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Últimas

Guerra impacta preços de insumos, que disparam no mercado global
Empresas de saneamento relatam altas de quase 300% no flúor e já pensam em cortar insumo

Especialistas alertam para calor extremo na Europa
Governos reforçam medidas de emergência para conter incêndio e evitar mortes

Exposição ao Sol durante as férias requer cuidados e proteção
Brasil deve registrar 263 mil novos casos de câncer de pele até 2028

Denúncia anônima gera apreensão de 124 canetas emagrecedoras na Bahia
Carga foi encontrada em ônibus que ia de São Paulo para a Paraíba; medicamento é avaliado em R$ 10 mil

Criança cai de carro em movimento em Santa Catarina
Porta do veículo abriu e vítima caiu no asfalto; apesar do susto, ela não se feriu

Indústria brasileira recua 0,2% e interrompe sequência de alta
Primeira queda desde o final de 2025 foi puxada por baixa no setor de combustíveis e mineração

Uniformes esportivos: iniciativa de reciclagem dá nova vida a camisas antigas
Segundo responsáveis, eventos como a Copa podem gerar 20 milhões de peças de resíduos têxteis

BH anuncia novidade para modernizar seu sistema de tráfego
Equipamentos vão analisar trânsito e ajustar tempo de cada sinal automaticamente

Torcedor da República Tcheca é superfã da Argentina
Casa foi pintada de azul e branco, tem estátua em tamanho real de Maradona e mural de Messi

Presidente Lula participa de cerimônia para entrega de obras do governo federal
Ações do governo vão beneficiar saúde, educação e habitação em sete estados

Conheça José Sales Neto, empreendedor que disputará prêmio milionário do 'Elevator Pitch Brasil'
Elenco de jurados é formado por grandes nomes do empresariado brasileiro

Conheça Gustavo Guimarães, empreendedor participante do 'Elevator Pitch Brasil'
Elenco de jurados é formado por grandes nomes do empresariado brasileiro

Barco desgovernado bate em píer no litoral paulista
Capitania dos Portos fez perícia no local e abriu inquérito para apurar acidente

Enchentes matam pelo menos 12 pessoas em Gana
Sete vítimas continuam desaparecidas; há ainda milhares de pessoas desabrigadas

Polícia investiga esquema de lavagem de dinheiro em SP
Quadrilha é suspeita de aplicar golpes de estelionato por toda a cidade



